My default image

ATAS NOTARIAIS

Ata notarial é um instrumento público escrito pela Tabeliã que prova a existência de um determinado fato ou situação que ela constate. A ata notarial serve para pré-constituir prova dos fatos. A Tabeliã, então, atua como uma testemunha, atestando determinada situação, em documento com fé pública e capaz de fazer prova plena perante qualquer juiz ou tribunal. É um documento importantíssimo!! Veja alguns exemplos de atas notariais:

- teor de reuniões de condomínio;

- teor de reuniões societárias;

- Atas de internet: prova o conteúdo divulgado em páginas da internet, como sites, páginas de relacionamento (ORKUT, FACEBOOK etc...), emails (em que se prova o conteúdo da mensagem e o IP do emissor) etc...

- Atas de abertura de cofres bancários ou em outros lugares, provando a existência do conteúdo no momento da abertura, forçada ou não;

- Atas de entrega de chaves: prova a entrega das chaves por parte do locatário ou eventual recusa em aceitá-las por parte do locador.

- Atas de verificação do estado de um imóvel ou um bem móvel: prova a situação física do imóvel (muito útil em caso de locação).