My default image

TESTAMENTO

O testamento, assim como casamento, é um dos atos mais solenes do Direito. É o único para o qual a lei exige, como regra geral, a presença de duas (02) testemunhas. No testamento, o testador (que deve ser pessoa maior de 16 anos, mas sem qualquer limite de idade, ou seja, pode ter 80 ou 90 anos, desde que lúcido e capaz) declara como e para quem deseja deixar seus bens para depois de sua morte. É um ato que pode ser revogado ou reformado a qualquer tempo, enquanto o testador viver e estiver lúcido e só vale após a morte do testador. È a melhor forma de evitar conflitos familiares futuros, e também uma forma do testador beneficiar outros que não apenas seus herdeiros.

Quando feito no cartório, o testamento público goza de segurança jurídica absoluta, pois estará guardado no Livro do tabelionato e, de imediato, é feita a comunicação de sua existência para o Colégio Notarial do Brasil. Assim, quando do falecimento do testador e abertura de seu inventário, o juiz determinará a este órgão que informe se o morto deixou testamento e em qual cartório e assim, em pouquíssimo tempo, terá em mãos certidão desse testamento que mandará cumprir.

Se você deseja fazer um testamento ou obter maiores informações acerca desse documento, entre em contato com nossa Tabeliã pelo tel:
(11) 4712-6540 ou notas@cartoriosaoroque.com.br, que ela terá muito prazer em esclarecer suas dúvidas!